De concepção inovadora é a estrutura dos módulos de Floco-Sedimentação e de Filtração. Os módulos são constituídos por peças tubulares cilíndricas ou delas derivadas, fabricadas em PRFV (fibras de vidro), montáveis e desmontáveis através de juntas flangeadas.

Foram idealizados para facilitar a logística do transporte (terrestre, aéreo ou por água) e instalação, mesmo em locais de difícil acesso. Para a montagem não se requer nenhum equipamento de transporte vertical (grua, por exemplo), visto que a peça de maior dimensão, a base do módulo de floco-sedimentação da ETA DSL TRATO QN90, pesa cerca de 60 (sessenta) quilos. As peças principais são providas de dispositivos especiais que possibilitam o manuseio por 4 (quatro) operários, requeridos por cerca de 1 (uma) hora. Para a montagem em geral, duas pessoas são suficientes.

Medição da vazão da água bruta – baseado em princípios hidráulicos

O conhecimento da vazão que ingressa na ETA é uma condição necessária para o operador promover a dosagem mínima ou adequada dos produtos químicos requeridos, principalmente a do coagulante, em geral o sulfato de alumínio. O domínio do valor da vazão que ingressa na ETA, além de permitir uma operação econômica, concorre para preservar a saúde dos consumidores da água produzida.
A ETA Modular DSL TRATO é equipada com um Indicador de Vazão estruturado por um Piezômetro Diferencial do tipo Hidro-Pneumático com Reservatório de Compensação Água / Ar e ponto Fixo do Zero de Referência. Nome complexo para um equipamento simples e que permite medição da vazão com erros de +/- 2%, similares aos melhores medidores eletro-eletrônicos.

Mistura rápida, aeração e coagulação – coagulação na presença de ar

A reação química entre o coagulante e a alcalinidade natural ou agregada à água bruta, denominada coagulação, é de fundamental importância no processo de clarificação e potabilização. Para a eficácia e segurança sanitária dos processos subseqüentes – floculação, sedimentação, filtração e desinfecção – se requer que a reação de coagulação seja efetuada sob rígidas condições hidráulicas, que proporcione homogênea difusão e mistura rápida dos químicos envolvidos.
A ETA Modular DSL TRATO se esmera e introduz uma significativa inovação de “como fazer” e de “como controlar” a dosagem dos produtos químicos envolvidos na coagulação da água bruta.
Concebido para ser inserido e operar com a pressão da linha de água bruta que ingressa na ETA, promove a difusão e a mistura rápida dos químicos responsáveis pela clarificação em regime hidráulico de grande velocidade e turbulência e, de forma inusitada, na presença de emulsão de ar.
Além de promover a dispersão e a mistura rápida com altíssima eficácia, o Módulo Hidráulico oxida a matéria orgânica, reduz o ferro e outros metais e substancias susceptíveis à aeração Dispositivos apropriados instalados na boca de sucção dos venturis permitem a recepção das soluções químicas dosadas em regime atmosférico e de sua aferição pelo método “volume x tempo”, características relevantes para a facilidade e controle operacional do Módulo Químico e do conseqüente processamento da água.

Processo de Mistura lenta ou floculação

O processo de Mistura Lenta da água coagulada para a formação de flocos – aglomerados constituídos pela “sujeira” e dos micro-organismos presentes na água bruta, de fundamental importância para os processos subseqüentes (sedimentação, filtração e desinfecção), é efetuado com o emprego de duas tecnologias distintas de alto desempenho, uma principal e a outra complementar.
O processo principal de floculação é hidráulico do tipo chicanas, dimensionado com apropriados gradientes de velocidade, isento de curtos-circuitos e de zonas mortas, efetivado na exclusiva câmara de floculação. O processo complementar é em manto de flocos suspensos e ocorre nos tramos inferior e intermediário da câmara de sedimentação.
A ETA Modular DSL TRATO apresenta uma inovadora tecnologia na forma de efetuar a mistura lenta ou processo de floculação hidráulica tipo chicanas, com movimentos vai-vem. O inédito equipamento Módulo Cônico de Floculação Hidráulica, pesquisado e desenvolvido pela TRATO, instalado no interior da exclusiva câmara de floculação é o responsável pela agregação das partículas em suspensão, colóides e micro-organismos em torno dos coágulos constituídos no precedente processo de coagulação.

Processo de Sedimentação ou Decantação

Os flocos, constituídos hidraulicamente no processo anterior e continuamente aglutinados no manto de flocos em suspensão, são submetidos ao processo de sedimentação laminar no tramo superior da câmara de decantação.
A ETA Modular DSL TRATO apresenta uma inovadora tecnologia na forma de efetuar a sedimentação laminar. O inédito equipamento Módulo Cônico de Sedimentação Laminar, pesquisado e desenvolvido pela TRATO, instalado no tramo superior da câmara de sedimentação e fixado em seu topo, é o responsável pela separação dos flocos da água em processo, deixando-a livre da maioria deles.
Os flocos maiores e mais pesados decantam no fundo da câmara de sedimentação e a água já bastante clarificada, sedimentada, flui pelo eixo do equipamento para o exterior.
O módulo cônico de sedimentação laminar é um equipamento constituído por uma sucessão de peças cônicas montadas em um eixo oco provido de orifícios tecnicamente dimensionados, cuja constituição e geometria permitem a aplicação de altas taxas operacionais em baixo N° de Reynolds.

Processo de filtração rápida

A água sedimentada oriunda do processo anterior, ainda com flocos e não totalmente clarificada, é submetida ao processo de filtração rápida descendente, em duplo meio filtrante, taxa declinante e nível variável, câmaras retro-auto-laváveis.
A ETA Modular DSL TRATO apresenta uma inovadora tecnologia no sistema hidráulico do processo de filtração, constituído por um módulo com 4 (quatro) câmaras fechadas providas de dupla camada de filtração – antracito e areia, esta instalada diretamente sobre um fundo apropriado pesquisado e desenvolvido pela TRATO, que prescinde da camada de seixos rolados.
A operação de retro-lavagem, baseada em princípios e arranjos hidráulicos genuínos, inéditos, requer basicamente duas operações, se os filtros forem atuados manualmente: a) Fechar a válvula aberta instalada na tubulação de água sedimentada, e; b) Abrir a válvula fechada da tubulação da água de lavagem. Na versão automática, onde as válvulas serão elétricas e de 3 (três) vias, basta abrir uma que a outra será automaticamente fechada.
Na mesma instalação, a ETA Modular DSL TRATO reduz o teor de ferro total presente na água bruta, normalmente ao redor de 3,00 mgFe/l, a valores inferiores a 0,15 mgFe/l, conforme ensaios efetuados pelo Laboratório da Sabesp, de Franca, SP.