* Diluição & Armazenamento das Soluções Químicas

Em vista das pequenas vazões de água bruta a serem processadas e das altas concentrações dos produtos químicos líquidos requeridos – alcalinizantes, coagulantes, desinfetantes e flúor, dentre outros motivados técnicos, as soluções químicas deverão ser convenientemente diluídas e armazenadas em reservatórios de apropriado material plástico, em PEAD ou PVC, provido de tampas.
Normalmente a TRATO fornece 3 (três) reservatórios correspondentes ao alcalinizante, coagulante e o desinfetante. Poderá fornecer um quarto reservatório para uso de ácido fluorsilícico (fluoretação), caso ele seja requerido pelo cliente.
As soluções químicas deverão ser convenientemente diluídas compatibilizadas com as suas demandas mais freqüentes, função da qualidade da água bruta e capacidade das bombas dosadoras. Os tanques utilizados pela TRATO possuem capacidade útil para operar com as soluções diluídas durante pelo menos sete dias, para funcionamento durante as 24 horas.
No Manual de Operação da ETA Modular DSL disponibilizado para os clientes, a TRATO apresenta distintas “Receitas” para a diluição com água dos produtos químicos requeridos, com procedimentos passo a passo, incluindo o controle da concentração de cada um deles baseado em tabelas que correlacionam Densidade x Concentração.

Bombas Dosadoras e a Dosagem Química

A dosagem das soluções químicas com o emprego de bombas dosadoras – peristálticas ou solenóide, é o único sistema da ETA Modular DSL TRATO que requer equipamentos eletromecânicos. Todos os outros processos empregam energia e fenômenos hidráulicos de alta perfomance. O uso de bombas dosadoras é a opção preferencial oferecida pela TRATO, porque possibilitam a automatização por sistemas eletrônicos e, em principio, possuem facilidade na regulagem manual, mais regularidade na dosagem e, em conseqüência, não haveria necessidade de aferição com alta freqüência.
Opcionalmente, nas situações em que não se dispõe de energia elétrica no local de implantação de estação de tratamento, a TRATO pode disponibilizar o Dosador de Nível Constante tipo Alavanca Tubular provida de Orifício, equipamento e sistema de dosagem por ela pesquisado e desenvolvido, totalmente integrado aos princípios da ETA Modular DSL TRATO. O referido dosador apresenta facilidade de regulagem, porém poderá requerer do operador mais cuidados em seu controle. Esta tecnologia será reservada para situações ou ocasiões especiais.
As bombas dosadores ofertadas pela TRATO para a dosagem das soluções químicas, definidas anteriormente, possuirão a mesma capacidade de dosagem – 600 a 2.500 ml/hora. Em realidade, somente os sistemas de dosagem do coagulante e do alcalinizante deverão dar resposta às grandes variações da turbidez da água bruta, condicionados a algumas constantes e variáveis operacionais as quais foram tratadas por um modelo matemático.

Constantes do Sistema Químico

  • Vazão nominal da água bruta (sujeita a pequenas variações)
  • Capacidade do tanque de preparação e armazenamento (adotado)

Variáveis do Sistema Químico

  • Turbidez da água bruta
  • Concentração da solução química diluída
  • Vazão de dosagem da bomba dosadora – variação dentro do range de dosagem
  • Autonomia do tanque químico